sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A escolha certa!


A escolha certa

Escravidão moderna é uma expressão genérica ou coletiva para aquelas relações de trabalho, particularmente na história moderna ou contemporânea, na qual pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência (inclusive morte). Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que 20,9 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado em todo o mundo. Muitas vezes por falta de oportunidade não possibilita pessoas a seguirem um ensino de educação que deveriam adquirir.
 Para escapar desse mercado de trabalho escravo, escolhi a profissão que irei seguir: Fisioterapia. Segundo o fisioterapeuta Dr. Márcio Souza Almeida, é uma área ampla: “O fisioterapeuta hoje cuida de várias patologias. Disfunção Musculoesquelética, corporal, patologias associadas ao trabalho... A área de idosos está crescendo, pois precisam de cuidados especiais e muita orientação. Dizem que a fisioterapia é uma área muito saturada. Mas o que diferencia um profissional do outro, é buscar um conhecimento, especialização, cursos. É abrangente, tem a acupuntura, osteopatia, traumatologia, neurologia, fisioterapia respiratória, cardiorrespiratória. É muita coisa, tem campo para todos”.
Com todas as descobertas e pesquisas de anteriormente, sei que nesse ramo poderei me sentir realizada. A escolha foi justamente por querer cuidar, reabilitar um corpo novamente. Imagino ser muito gratificante ajudar, transmitir alegria, esperança; prever e realizar tratamentos adequados. Cada dia que passar um paciente trazer um conhecimento novo, o contato humano direto, e assim, eu poder ter a chance de modificar uma vida. Saber lidar com o desafio de escolher o melhor para o próximo. A minha paciência e perseverança irá contribuí para que eu não desista de me satisfazer profissionalmente.
Dessa maneira, posso entender que seguirei esses passos para o meu futuro. Um campo que irei explorar para ter o domínio da saúde e do bem-estar, e poder passar isso ás pessoas.  Contudo, me sentir completa por cursar algo que pensei, e que definitivamente sei que é a escolha certa.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_moderna
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/fisioterapia-686302.shtml 
http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-universidade/v/eu-amo-meu-trabalho-fisioterapeuta/1577628/